logo dr fabio lorenzetti

da próstata

Doenças da Próstata

urologia

As doenças da próstata estão entre as patologias mais freqüentes no sexo masculino, principalmente nos homens com mais de 50 anos. As três principais doenças da próstata: câncer da próstata, hiperplasia benigna e prostatite causam sintomas semelhantes, que são decorrentes das suas características anatômicas. Os sintomas mais comuns das doenças que envolvem a próstata são jato urinário fraco, dificuldade para iniciar a micção, idas freqüentes ao toalete no período diurno e noturno e eventualmente sangue na urina.

Entretanto, o câncer de próstata pode crescer de forma silenciosa, não apresentado qualquer sintoma até que a doença esteja avançada. A prostatite tende a ocorrer em pacientes mais jovens e poderá cursar com febre e dor no períneo. Todo paciente com sintomas sugestivos de alterações da próstata deverá ser avaliado por um urologista.

Exames clínico, laboratoriais e de imagem irão permitir o diagnóstico correto. Lembrando que todo homem deverá consultar o urologista para o rastreamento de câncer de próstata e acompanhamento do processo de envelhecimento.

plugins premium WordPress